Isofarma investe no tratamento de efluentes

19/01/2016

Localizada no município de Eusébio (CE), a industrial farmacêutica Isofarma realiza ações socioambientais tendo como princípio a redução de consumo dos recursos naturais. Desde 2006, a empresa faz tratamento de efluentes para reuso, diminuindo o consumo de energia e o desperdício d’água.

Com este reuso a empresa deixa de lançar efluentes em corpos hídricos, evitando impactos ambientais e reutilizando-o para outros fins, como a irrigação. “Desde quando a Isofarma foi fundada existe a preocupação com o meio ambiente. A cada ano foram sendo implantadas novas tecnologias e melhorias que hoje são contínuas. Com isso, somos capazes de preservar nosso bem mais precioso, a água”, comenta Lindemberg Portela, gerente industrial da Isofarma.

Por mês, a industrial farmacêutica reutiliza aproximadamente 1.500 m³ de água para fins domésticos – com o banheiro e limpeza de piso, enquanto o reuso de efluentes é de 100% para fins de irrigação da área verde. Com estas ações é possível diminuir os custos da empresa, além de impactar positivamente na comunidade em que está inserida, pois o consumo captado nos lençóis freáticos é menor.

“Estamos sempre em busca de novas tecnologias para o tratamento de água, para diminuir o consumo de energia e aumentar o reuso de água e efluentes”, diz Lindemberg. Estas ações de tratamento obedecem e melhoram os resultados de todas as legislações ambientais.